Dicas Para Produzir um TCC Nota 10

Antes de receber o tão sonhado diploma, o aluno precisa provar que deixará o curso digno dessa conquista. Por isso, o TCC é um termômetro do quão qualificado é esse novo profissional. E como produzir um TCC que valha nota 10 da banca avaliadora? Vamos conferir algumas dicas aqui! Primeiramente preciso agradecer o Amilton Quintela do TCC Sem Drama (http://www.indike.com.br/curso-tcc-sem-drama/) por nos ajudar frequentemente com seus super ensinamento sobre TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma avaliação instituída por inúmeras unidades de educação brasileiras. As modalidades de apresentação variam de acordo com o curso, afinal, diferentes serão os requisitos para receber o certificado. Para elaborar um TCC exemplar, tome nota:

1 – Um Profissional Completo

Uma característica é fundamental entre os trabalhos de conclusão, independentemente da área de aprendizado e atuação: o futuro formando precisa demonstrar conhecimento, habilidade, ética profissional e embasamento de tudo aquilo que aprendeu durante todo o curso.

Pense que o seu trabalho deve estar à altura de quem você deseja ser no mercado de trabalho. Coloque em prática os ensinamentos dos professores e as qualidades que a sua área pretendida acredita serem fundamentais.

2 – Um Bom Tema

Escolha um tema que resolva um problema, que incite uma discussão necessária, que fale sobre um nicho nunca ouvido ou que seja considerado pouco relevante, que te permita ter um olhar diferenciado. A ideia é que o assunto abordado faça a diferença para alguém, seja útil para a sociedade, para o seu segmento ou o público em geral.

Seja único, original, fale de um assunto que você tenha real interesse. Temas muito batidos costumam oferecer poucas vertentes ainda inexploradas e você acaba fazendo um TCC que não apresenta nada de novo, ainda que execute um bom serviço de pesquisa e elaboração.

A menos que tenha uma visão que ainda não foi apontada por ninguém. Sendo assim, mostre a sua capacidade de explorar de uma forma diferente esse assunto.

3 – Regulamentos

Cada instituição tem suas normas, e cada ponto perdido faz muita diferença para a sua avaliação final. Não infrinja as regras previstas para a produção e apresentação do TCC. Saiba se a ideia que teve condiz com os formatos aceitos pela escola/universidade.

Será monografia, um estudo de caso, um projeto experimental? Deseja fazer um livro, um programa de televisão, produzir um dermocosmético de alta eficácia? Consulte o que é permitido para o seu Trabalho de Conclusão de Curso.

4 – Cronograma

Para que o seu TCC seja bem-sucedido, é necessário ter uma boa programação. Monte um cronograma definindo cada etapa do seu trabalho. Assim, irá otimizar o seu tempo e garantir fazer tudo com calma e dedicação.

Quanto tempo de pesquisa será voltado para o TCC? E elaboração? Revisão?

Tenha em mente que os trabalhos finais precisam estar em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vigentes.

5 – Escolha do Grupo

Seu trabalho será em grupo? Então você precisa ter uma equipe que una esforços para um bom trabalho. Para um TCC nota 10, não adianta que só você corra atrás em busca de um bom resultado.

Tenha pessoas ao seu lado com os mesmos objetivos que você e com qualidades que se somem às suas. Um dos integrantes é ótimo com pesquisa de conteúdo? Outro escreve muito bem? Forme um time eficiente.

6 – Escolha do Orientador

Seu orientador deve “comprar” o seu projeto, trazer novas ideias, te ajudar a abrir os caminhos e pensar em novas possibilidades. Um professor que seja criativo e inovador colabora para a qualidade do seu TCC.

Esperamos que as dicas sejam úteis para você. Com organização, dedicação e disciplina, o seu TCC nota 10 estará garantido!

Crie seu futuro!

O TCC não apenas te permite conquista o diploma, como também se torna uma referência forte para seus próximos passos profissionais, não é incomum ver futuros profissionais trabalhando em área atreladas ao tema escolhido no TCC. Seja para trabalhar em empresas privadas ou conquistando uma vaga em concurso público, o trabalho de conclusão de curso tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu futuro, portanto, seja caprichoso!